A Fenapsi participou em junho da Plenária do Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único da Assistência Social (Suas), que contou com a presença das entidades sindicais, associações e conselhos das categorias profissionais. As coordenações dos Fóruns Estaduais que já estão organizados em diversos estados do Brasil também participaram.

A presidenta da Federação, Fernanda Magano, esteve no evento representando a Coordenação Executiva do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas (FNTSUAS). As trabalhadoras e trabalhadores do Suas saem desses encontros cientes do seu papel de luta na Política Nacional de Assistência Social, incluindo as psicólogas/os.

Em maio a Fenapsi, representada por seu diretor de Políticas Sociais, Rafael Gonçalves, também participou da criação do Fórum Regional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Suas, em Porto Seguro, na Bahia. Rafael é representante titular no FNTSUAS.
Nesse encontro foram realizados dois dias de debate em que dezenas de trabalhadores e trabalhadoras da região Sul da Bahia falaram sobre Educação Popular e sua importância como estratégia de mobilização e organização da classe trabalhadora. Além disso, falaram de financiamento e de educação permanente no Suas.
“A cada encontro e momento de organização da classe trabalhadora, o FNTSUAS avança em seu poder de articulação dos trabalhadores e trabalhadoras na garantia de direitos trabalhistas e melhoria das condições de trabalho”, disse Rafael.