A Fenapsi parabeniza a todas/os as/os psicólogas/os nessa quarta-feira (27/08) em que se comemora o nosso dia. A Federação reforça o compromisso que tem na luta por condições de trabalho e renda que confiram dignidade ao exercício dessa profissão que, a cada dia, contribui para a construção de uma sociedade mais justa, com respeito aos direitos humanos, e com acesso universal à Psicologia garantido a toda/o cidadão. Parabéns a todas/os nós que lutamos nessa batalha diariamente!

 

Feliz Dia das Psicólogas e dos Psicólogos

A FENAPSI VEM PARABENIZAR AS TRABALHADORAS PSICÓLOGAS E OS TRABALHADORES PSICÓLOGOS – COMEMORAR OS 52 ANOS DA PSICOLOGIA, MAS TAMBÉM REAFIRMAR QUE AINDA TEMOS MUITO POR FAZER.

 

Porque comemoramos no dia 27/08?

A lei nº 4119 de 27 de Agosto de 1962 é a responsável pela descrição básica dos cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.

 

Porque Dia da Psicóloga?

Aqui destaco a questão de Gênero, pois este é um ponto importante da nossa categoria, as mulheres são 89%.

 

Porque destacar as Psicólogas e dos Psicólogos como Classe Trabalhadora?

Destacamos que hoje em especial marcamos a importância da referencia trabalhadora e trabalhador para nossa categoria, que historicamente não assumia esta insígnia, um tanto por preconceito, um tanto pela própria característica dos cursos de formação.

Mais do que nunca para alcançarmos as metas necessárias temos que desenvolver ainda mais está consciência, a entrada na atuação nas Políticas Públicas nos últimos 20 anos contribuiu muito para isto.

Estamos na perspectiva da inserção no Mercado de Trabalho avançando, mas queremos mais.

Hoje os locais de Trabalho na Saúde, Educação e Assistência Social representam cerca de 70% dos locais onde estamos inseridos.

As lutas que uma Federação Sindical tem pela frente são muitas, implementar o conceito de Trabalho Decente  – OIT, avançar nas Negociações Coletivas para melhores Salários / Vencimentos, implementar as condições de trabalho.

No momento estamos buscando alcançar Vitória na aprovação final do PL 3338/2008 sobre Jornada de Trabalho Máxima de 30 horas sem redução de vencimentos.

E para isto o Mês de Agosto tem sido de intensa atividade da Federação com seus Sindicatos da Base.

Em diversos Estados as atividades tiveram a presença de dirigentes da FENAPSI e em muitos locais as ações ocorreram em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia.

 

No dia 09/08 as Atividades foram nos Estados  da Bahia e do Ceará.

No dia 18/08 a Atividade foi no Distrito Federal.

No dia 19/08 a Atividade foi na Paraíba.

No dia 20/08 a Atividade foi em São Paulo.

No dia 22/08 a Atividade foi em Santa Catarina.

No dia 27/08 a Atividade será no Rio de Janeiro.

No dia 29/08 a Atividade será em Minas Gerais em Montes Claros.

 

Devemos destacar que diversos Estados tais com Piauí, Paraná, Pará, organizaram panfletagens e atos públicos em defesa da Sanção do PL 3338/2008.