Direção da Fenapsi debateu com a categoria do Estado soluções para questões sindicais locais

A Direção Nacional da Fenapsi esteve no Amazonas no dia 3 de setembro para atender à chamada da base das psicólogas e dos psicólogos do Estado e se reuniu com as/os profissionais na Sede do CRP-20, em Manaus. Esse encontro faz parte do cumprimento das deliberações da Reunião de Direção Ampliada do ano de 2013, que estabeleceu a meta de cuidar dos Sindicatos da base da Federação. Por isso a sua Direção também já esteve em Natal esse ano para planejamento estratégico com a Direção do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Norte.

Durante o encontro a categoria apresentou suas dificuldades em relação à filiação, comunicação e interlocução com o Sindicato dos Psicólogos no Estado, assim como os problemas enfrentados para ter as demandas de negociações sindicais atendidas. A partir desses relatos foram realizados diversos debates sobre a melhor forma de solucionar essas questões.

A Fenapsi  convidou o diretor-presidente do Sindicato do Amazonas para a reunião, por meio de um oficio do CRP -20, entidade que cedeu espaço para o encontro. Entretanto, o membro da Direção não compareceu.

De acordo com a presidenta da Fenapsi, Fernanda Magano, a reunião realizada em Manaus foi um passo importante para processo de restruturação do Sindicato do Amazonas. "A categoria está se aproximando da Fenapsi. A base se mostrou preocupada com os rumos de sua Entidade Sindical e encontrou dificuldades de interlocução com sua Direção. Precisamos cuidar para que a inserção política avance, tanto na chamada para o processo eleitoral da Entidade, como em sua estruturação legal, para que haja conquistas para categoria", disse.

Nos encaminhamentos finais da reunião foram construídas propostas com as psicólogas e os psicólogos presentes visando, democraticamente, retomar o diálogo com o Sindicato do Estado do Amazonas para dirimir as questões políticas e retomar as questões legais para a existência da Entidade de fato e de direito, representando legitimamente a categoria.