A Direção da Fenapsi realizou reunião com as psicólogas e os psicólogos do estado do Pará, na segunda-feira (8), para tratar de diversos temas, entre eles negociação sindical, resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), piso salarial e jornada de 30 horas para a categoria.

O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Psicologia do Pará (CRP-10), em Belém, e foi iniciado com uma rodada de apresentação para, em seguida, tratar temas importantes para a categoria como negociação sindical, resoluções da OIT e piso salarial, além de questões do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) referentes ao salário mínimo necessário.  O destaque nas discussões foi o Projeto de Lei 3038/2008 que trata da jornada máxima de trabalho 30 horas para psicólogas e psicólogos, sem redução de salário.

Após a abordagem das demandas da categoria a atuação do Sindicato dos Psicólogos do Pará entrou na pauta. Houve esclarecimentos sobre o último processo eleitoral realizado e o esvaziamento do seu corpo de dirigentes. A chamada para essa reunião foi realizada pelo diretor Leone Azevedo Gama da Rocha que compõe a gestão do Sindicato do Estado e também representa os psicólogos do Pará na Fenapsi, ocupando a Secretaria de Formação Sindical.

Os presentes ressaltaram a importância de se ter um Sindicato forte e legalmente constituído para que a categoria possa ganhar ser empoderada em suas reivindicações e posicionamentos na sociedade. Foi aprovada a realização de reuniões regulares para aproximação das psicólogas e dos psicólogos para que, posteriormente, seja convocada uma assembleia para indicação de uma junta governativa que irá cuidar do processo eleitoral sindical. A próxima reunião já está marcada para o dia 24 de setembro, às 18 horas na sede do CRP-10.

A presidenta da Fenapsi, Fernanda Magano, explica que a convocação realizada por um dirigente sindical local reafirma o compromisso dele com a categoria. “Nessa reunião inicial a meta foi ouvir as demandas e priorizar as ações do Sindicato. Para cuidarmos da base sindical  foi aberto um calendário de reuniões para  renovar os quadros da Entidade e em futuro próximo convocar assembleia para novo processo eleitoral", disse.

Esse encontro deu continuidade ao cumprimento de metas da Reunião de Direção Ampliada de 2013 que estabeleceu o objetivo de cuidar dos sindicatos da base da Federação. Por isso a sua Direção também já esteve em Natal para planejamento estratégico com a Direção do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Norte, além de Manaus, no Amazonas, onde foram debatidas demandas da categoria e os encaminhamentos para que o sindicato local exista de fato e de direito.