O evento faz parte da programação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Acontece no dia 9 de abril, das 8h30 às 12h30, o fórum gratuito “A Descoberta do Autista”, no auditório nobre da Fiesp, na avenida Paulista, em São Paulo. A promoção do evento é da iniciativa social SelfAzul, por meio do Instituto Saúde e Sustentabilidade, como parte da programação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta-feira, 2 de abril.

O fórum integra a 1ª Virada da Saúde na cidade de São Paulo, um evento inspirado em outras ações semelhantes, como a Virada Cultural, e que visa aproximar os cidadãos do tema “saúde” e do viver em um ambiente urbano sustentável. Serão seis dias de programação gratuita, entre 7 e 12 de abril, com palestras, intervenções lúdicas, ações de engajamento e diversas atividades, abordando qualidade de vida, bem-estar, educação, cultura e saúde. Como um dos temas de saúde social, a Virada da Saúde trará o Autista.

Clique aqui para saber mais sobre a Virada da Saúde

Para confirmar presença no Fórum clique aqui

SelfAzul

O SelfAzul é uma iniciativa social da Espelho Guardian, que durante a 1ª Virada da Saúde da cidade de São Paulo, terá como missão levar aos cidadãos o conhecimento do universo Autista, destacando o papel do espelho em suas descobertas biopsicossociais.

A iniciativa vai levar reflexão e conhecimento aos cidadãos em geral, principalmente por meio de interferências urbanas criadas pelo artista plástico Eduardo Srur que estarão espalhadas em vários locais, como fragmentos de uma imensa instalação sediada no prédio da Fiesp. O objetivo é conscientizar e convidar a população a descobrir o autista de forma lúdica, ressaltando o uso do espelho como um instrumento essencial para sua autodescoberta.

Data

A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day) em 2007. A primeira comemoração aconteceu em 2008. O evento mundial pede mais atenção ao autismo e a data é celebrada com a cor azul, quando diversos prédios públicos e monumentos aderem à campanha com iluminação especial nessa cor.

Com informações do site SelfAzul, Instituto Saúde e Sustentabilidade, e Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista (Cora)

Foto: Divulgação