O evento é integralmente gratuito e emitirá certificado de participação. Encontro terá conferências e mesas redondas com renomados pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais

Estão abertas as inscrições e a chamada de trabalhos para o IV Seminário Internacional “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos”. O evento acontece entre os dias 1 e 4 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia, que fica em Salvador, e é organizado pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

A submissão dos trabalhos científicos, relatos de experiências e expressões artísticas devem ser realizados até 30 de Junho e só podem ser feitas após a inscrição do participante no evento. Nessa edição, também haverá espaço para apresentações artísticas que dialoguem com o tema do seminário.

Além das conferências e mesas redondas com renomados pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais, o encontro será a oportunidade para a apresentação e discussão de trabalhos científicos e relatos de experiências sobre a medicalização da educação e da sociedade, em seus mais diversos enfoques.

As inscrições para a participação no evento estão abertas e seguem até o dia 31 de agosto. O Seminário é integralmente gratuito e emitirá certificado de participação.

Para se inscrever, saber mais sobre a submissão de trabalhos e obter outras informações sobre o evento clique aqui.

Medicalização

Medicalização é o processo artificial por meio do qual se ocultam questões históricas, políticas, culturais, econômicas, sociais e afetivas do fenômeno, reduzindo sua complexidade a supostas doenças, transtornos ou distúrbios individuais. Em outras palavras, a medicalização envolve um tipo de racionalidade determinista que vincula características comportamentais a questões biológicas e orgânicas do sujeito, supostamente único responsável pela inadaptação às normas e padrões sociais dominantes. Nesse processo, a medicalização deixa de cuidar com atenção de nossas feridas históricas.

No Brasil, a necessidade de criar articulações sobre o tema resultou na organização do I Seminário Internacional, em 2010, ao longo do qual foi fundado o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Dando continuidade às edições anteriores, o IV Seminário Internacional Educação Medicalizada busca problematizar os olhares e práticas dominantes em relação às diferenças; aprofundar a construção de propostas de pesquisa e atuação profissional que operem rupturas em relação à lógica medicalizante; e consolidar a articulação entre profissionais, pesquisadores e ativistas no enfrentamento à medicalização da vida.

Com este objetivo a organização do evento montou uma programação buscando contemplar a diversidade de áreas interessadas no tema: educação, farmácia, filosofia, fonoaudiologia, história, neurociências, psicologia, psiquiatria, comunicação e artes.

Saiba mais

IV Seminário Internacional “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos”

Quando: 01 e 04 de setembro de 2015

Onde: Centro de Convenções da Bahia - Salvador-BA

Para saber mais sobre o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade clique aqui.