O evento, realizado em Brasília no último dia 22, contou com a participação da secretária de Políticas Educacionais da Federação, Ariadyne Luz, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante
 
No último dia 22 de outubro, a Fenapsi acompanhou o Pleno do Fórum Nacional de Educação (FNE), no MEC, com a representação da secretária de Políticas Educacionais, Ariadyne Luz. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
O ministro fez uma análise do contexto educacional no país e traçou uma análise da educação pública brasileira (da educação básica ao ensino superior), onde pontuou os desafios do governo para implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). 
 
Sobre violência nas escolas, Mercadante enfatizou a pesquisa “Violência e Preconceito nas Escolas”, que foi solicitada pelo MEC ao Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB). A expectativa é de que a pesquisa traga informações importantes para o embasamento de ações interventivas.
 
Ainda no dia 22 a secretária de Políticas Educacionais da Fenapsi participou da Audiência Pública "A Construção do SNE articulado em regime de colaboração: como fazer?” na Comissão de Cultura, Educação e Esporte, do Senado Federal. A audiência foi presidida pela senadora e vice-presidente da Comissão, Fátima Bezerra, e contou com a participação do coordenador do FNE, Heleno Araújo; da presidenta da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento; da presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), Suely Menezes; do presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), João Ferreira de Oliveira; da diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino da SASE/MEC, Flávia Nogueira; e do presidente do FNDE, Ildilvan Alencar.
 
No dia 23 Ariadyne esteve na reunião da Comissão Nacional de Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Entre as pautras do encontro estava a finalização do site Psinaed e o debate online realtivo à consulta pública sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE), que será no dia 6 de novembro.