1º de maio da CUT: Dia do Trabalhador tem atos e mobilizações por todo o País

Tendo como eixo central o tema “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”, edição 2014 ressalta Democratização da Comunicação; Reforma Política; Direitos e Memória, Verdade e Justiça

A CUT ocupará as ruas e praças do Brasil neste 1º de maio em busca da conquista de pautas dos trabalhadores. Mais do que um dia de comemoração pelos direitos conquistados, é também um dia de luta.
 
 
O eixo central da mobilização deste ano é: “Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas”. CUT nas ruas por Direitos dos Trabalhadores e trabalhadoras; Reforma Política; Democratização da Comunicação; Memória, Verdade e Justiça!
 
Entre as bandeiras levantadas pela CUT estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; defesa da política de valorização do salário mínimo; reforma agrária e política agrícola; reforma política; 10% do PIB para a Educação Pública e Aplicação da lei do Piso salarial Nacional do Magistério;Fim do Assédio Moral;10% do Orçamento da União para a Saúde; combate ao projeto de Lei 4330 – Terceirização; democratização dos meios de comunicação; Igualdade de oportunidades entre mulheres e homens; fortalecimento do Setor Elétrico e do Petróleo; valorização dos Serviços Públicos e apoio aos servidores públicos estaduais.
 
Confira as mobilizações pelo País*:
 
ACRE
Dia 29 - Panfletagem na cidade do povo, com os trabalhadores da construção civil
Horário: 8h
Local de concentração: Sede da CUT-AC
Objetivo: informar a classe trabalhadora o papel da CUT em defesa dos direitos dos trabalhadores/as, Reforma Política, Democratização da Comunicação e Memória, verdade e Justiça.
 
Dia 30 - Panfletagem nos Comércios da Cidade
Horário: 8h
Local de concentração: Terminal Urbano
Objetivo: informar a classe trabalhadora o papel da CUT em defesa dos direitos dos trabalhadores/as, Reforma Política, Democratização da Comunicação e Memória, verdade e Justiça.
 
Dia 1º/5 - Cicliata pelo centro da cidade – contra os preços abusivos no Comércio Local, durante e após a cheia do Rio Madeira.
Horário: 8h
Local de concentração: Em frente a prefeitura  - Centro
Objetivo: informar a classe trabalhadora o papel da CUT em defesa dos direitos dos trabalhadores/as, Reforma Política, Democratização da Comunicação e Memória, verdade e Justiça
 
ALAGOAS
Grande ato na orla marítima reunindo diversos movimentos sociais e populares e com manifestações políticas e culturais sobre as bandeiras de luta.
 
A concentração será às 8h30, no Posto 7, na praia de Jatiúca, Maceió, onde haverá apresentação de bumba meu boi e show da banda Rogério e Banda.
 
Às 10h30 terá início a caminhada em direção ao antigo Alagoinhas. Durante o trajeto haverá batucada, banda de fanfarra, expressões culturais e performances políticas. O evento será encerrado com show da banda Samba de Nêgo.
 
AMAPÁ
No dia 1º de maio, haverá café da manhã às 8h30, na UNIFAP, com os trabalhadores técnicos da Universidade Federal. A CUT-AP apoia a greve deflagrada pelos funcionários.
 
Acontecerá também um Ato de Protesto do Sindicato dos Urbanitários do Amapá, às 8h da manhã, na Avenida Padre Júlio Maria Lombard, entre a Rua Hamilton Silva e a Professor Tostes.
 
Às 8h haverá paralisação em frente à Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA.
 
Panfletagem em frente à CUT-AP, às 8h30, na Rua Eliezer Levy, entre a Nações Unidas e a General Osório.
 
BAHIA
Em Salvador, a Praça no Terreiro de Jesus (Pelourinho) grande festa no dia 1º de maio a partir das 14h, com atrações musicais e apresentações culturais. Algumas das presenças confirmadas são: Adão Negro, Zelito Miranda e bandas locais de samba.
 
Em Itamaraju, a atividade será na noite de 30 de abril, na Praça Castelo Branco, Cidade Alta, a partir das 20h, com apresentações artísticas e culturais que incluem dança, música regional e falas dos dirigentes sindicais. A organização é do Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Servidores Públicos, ONG Terra Viva e PT de Itamaraju.
 
Em Teixeira de Freitas, mais de 15 mil pessoas são esperadas para o ato-show que está agendado para as 17h do dia 1º no centro da cidade, em frente ao supermercado Faé.  O ato político e cultural é organizado pelo Sindicato dos Bancários, Sintrexbem e Sindicato dos Servidores Públicos.
 
Em Porto Seguro, com apoio do Sindicato dos Bancários, acontece uma caminhada pelas ruas centrais da cidade no dia 1°, com estudantes. Também está programada uma caminhada na orla, promovida pelos trabalhadores de Hotéis em Campanha Salarial. Haverá ainda um ato festivo dos professores, promovido pela APLB.
 
Em Itabatan/Mucuri, o ato político e cultural do dia 1° é organizado pelo Sindicelpa e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas prestigiem a atividade.
 
CEARÁ
Caminhada
Data: 30/04/2014 (Quarta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Praça da Bandeira (Concentração), com destino à Praça do Ferreira
Os trabalhadores estarão organizados, durante a caminhada, simbolicamente em oito alas. Cada ala representará bandeiras da pauta de reivindicações, sendo elas: Reforma agrária, Já!, Educação, Igualdade de oportunidades, Pela reforma do sistema político, Trabalho Decente, Redução da jornada de trabalho, Queremos Paz e Ditadura nunca mais.
 
Carreata
Data: 1º de maio de 2014 (Quinta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Igreja Santa Edwirges (Av. Leste Oeste)
O tema central é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, bandeira histórica dos trabalhadores. A mobilização conta com a parceria da Igreja São Francisco de Assis/Região São José - Pastorais Sociais e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos CNM/CUT. A concentração será em frente à Igreja Santa Edwirges, na avenida Leste Oeste, após a tradicional missa prevista para às 07h30 e o café da manhã solidário, que será realizado logo após a celebração na paróquia. Os carros seguirão pela Avenida Beira Mar com destino à Praia do Futuro.
 
Programação Regional
Dia 1º de Maio (quinta-feira)
07h – Região Crateús – Feira da Agricultura Familiar e comemoração do 1º de Maio, em Ararendá.
 
08h – Região Sobral – Caminhada no Município de Ibiapina, em parceria com o Sind. Trabalhadores Rurais.
 
08h – Região Iguatu – Caminhada dos trabalhadores em Icó, em parceira com o Sind. Trab. Rurais de Icó.
 
08h – Região Cariri – Acampamento do trabalhador e final da 11ª Copa de Futebol Society, em parceria com o Sind. Comerciários de Juazeiro do Norte.
 
08h – Região Vale Jaguaribe – Ato público em Tabuleiro do Norte.
 
08h – Região Metropolitana – Ato público, na Praça da Matriz, em Caucaia.
 
DISTRITO FEDERAL
Data: 30/04/2014 (Quarta-feira)
8h – Café da manhã
9h – Ato de abertura do Mês do Trabalhador
10h – Debate sobre o 1º de maio de Luta e os Desafios da Classe trabalhadora
 
Debatedores:
 
Erika kokay, deputada federal (PT-DF) e ex-presidente da CUT-DF e do Sindicato dos Bancários de Brasília
Rodrigo Britto, presidente da CUT-DF
 
Mediadora:
Rosilene Corrêa, secretária de Finanças do Sinpro-DF e diretora da CNTE
12h – Divulgação da Agenda da ClasseTrabalhadora
 
ESPÍRITO SANTO
Concentração a partir das 9 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória, com saída para a Caminhada do Trabalhador e da Trabalhadora às 10 horas. A caminhada se desenvolverá pela orla até a praia de Camburi, onde acontece uma feira sindical, com exposição de lutas e produtos do movimento sindical urbano e rural, atividades políticas, recreativas e culturais.
 
No palco montado no local, show com a dupla Diego e Diogo a partir das 14h.
 
GOIÁS
Os cantores Renato Teixeira e Sérgio Reis prometem emocionar o público no show de encerramento do 1º de Maio da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO), que, como tradicionalmente acontece, terá lugar na Praça do Trabalhador, no Setor Norte-Ferroviário de Goiânia. 
 
No mesmo local, a partir das 9 horas, a população contará com ações de cidadania, lazer, sindical e política, esperando o início dos shows. 
 
O cantor e compositor Juraildes da Cruz, autor de canções gravadas por Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Rolando Boldrin e Margareth Menezes, entre outros, também se apresentará.
 
Também haverá um dia de esporte, lazer e saúde para toda a família: às 8 h haverá a largada para o Circuito de Corridas nos Parques, uma realização da Central. A execução está a cargo da Velox Sports, que já abriu as inscrições para o evento em seu site.
 
A taxa de inscrição, que fica aberta até esgotarem-se as mil vagas disponibilizadas, é de R$ 40,00 e o participante receberá o kit contendo camiseta, sacola, nº de peito e chip de cronometragem. 
 
Os atos políticos durante o dia de lutas terão como pauta central a democratização da comunicação no Brasil. Também no estado haverá coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip), que visa ampliar as opiniões presentes na mídia, hoje controlada por meia dúzia de famílias que decidem o que vamos assistir ou ouvir.
 
MARANHÃO
No Maranhão, a CUT-MA fará um ato conjunto com as demais centrais sindicais e o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
A Concentração será na Praça João Lisboa, às 16h. A seguir os trabalhadores fazem uma caminhada com bandeiraço da Rua Grande à Praça Deodoro. O ato público, com atividades culturais, está marcado para a Praça Deodoro, às 18h.
 
MINAS GERAIS
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) participa nesta quinta-feira (1º/5) da Missa do Trabalhador, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A celebração será na Praça da CEMIG e começará às 7h. Segundo os organizadores, a Missa deve reunir mais de 5 mil pessoas.
5º Encontro de Movimentos Sociais
Durante todo o dia, a partir das 9h, haverá também encontro dos Movimentos Sociais na Assembleia Legislativa do Estado. A reunião é aberta ao público e durará três dias.
Confira a programação do Encontro de Movimentos Sociais:
Dia 1º/5
9h30 – Análise de conjuntura Nacional e Estadual, com Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT-MG, e João Pedro Stédile, coordenador do MST.
14h30 – Balanço das lutas pela redução da tarifa de energia e do ICMS
19h – Programação Cultural (Andréia Roseno, Pereira da Viola, Gustavito e Sérgio Pererê)
Dia 2/5
8h30 – Conjuntura e a Luta pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político
14h30 – Ato de Rua
17h – Reunião dos movimentos populares por frentes: Comunicação, Cultura, Sindical, Juventude, Camponesa, reforma urbana
19h – Programação Cultural (Cáctos Polares, Djambe, 12DuOito, Capitania do Samba)
Dia 3/5
8h30 – constituinte, o Sistema Político que temos e que Queremos, com Maria Júlia Monteiro (MMM), Filipe Rodrigues (Levante), Talles Lopes (fora do Eixo)
 
PARÁ
O 1º de Maio no Pará unificará cinco centrais e o tema será “Comunicação: desafio do século.”
 
A mobilização começa às 9 horas, na Praça da República, centro de Belém, com ato público seguido de show. Durante a o evento, a CUT e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) coletarão assinatura do Projeto de Lei de Inaciativa Popular por um Novo Marco Regulatório (Plip) para a comunicação.
 
Os sindicatos rurais ligados à CUT-PA também farão atos públicos em Bragança, Concórdia do Pará e Igarapés Miri. Neste último município haverá atividade formativa da Enfoc,  que é a escola de formação da Contag, incluindo debate do plebiscito e coleta de assinaturas do PLIP da mídia democrática.
 
PARAÍBA
A CUT-PB realiza nesta quarta (30) dois eventos em comemoração ao dia do Trabalhador: a sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, que acontecerá às 11h, e a palestra "A realidade dos Trabalhadores e a necessidade da Reforma Política no Brasil", com Rodrigo Soares, da direção do PT na Paraíba, a ser realizada às 14h no Sinttel.
 
De acordo com Paulo Marcelo, presidente da CUT Paraíba, "Essa data representa uma série de vitórias para a classe trabalhadora. Vamos comemorar esse momento sem aceitar retrocessos e exigindo avanços".
 
PERNAMBUCO
Antecipando-se ao 1º de Maio, a CUT-PE, em parceria com outros setores dos movimentos sociais, apresentou uma agenda extensa, que começou no dia 28 abril e segue até o Dia do Trabalhador. As atividades terminam com um grande ato público no centro do Recife.
 
Nesta terça-feira (29), o tema abordado será Reforma política e reforma agrária: neodesenvolvimentismo e projeto democrático popular, e vai acontecer no auditório do Sindicato dos Bancários (Avenida Manoel Borba). No dia 30, quarta-feira, o debate será sobre Direitos urbanos e direito do trabalho: a classe trabalhadora e o direito à cidade, e será na sede do Movimento de Trabalhadores Cristãos (Rua Gervásio Pires). Todas as palestras vão acontecer à 19h.
 
Encerrando a programação do Dia do Trabalhador, na quinta-feira (1º) será realizado um ato público em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora. A atividade, que tem como tema Poder Popular pela Reforma Política, está prevista para começar às 9h. De lá, os trabalhadores seguirão em passeata até o largo do Carmo, no centro, onde deverá acontecer o encerramento festivo.
 
PIAUÍ
A CUT-PI realiza atividades com os sindicatos filiados em Teresina, capital do estado:
 
30 de abril
09h - Assembleia do SINTE-PI, para discutir Reajuste dos Servidores Administrativos, Reforma no PCCS e IAPEP-Emergência e Urgência, no Clube do Professor.
 
09h - Ato Público do SINDESPI em pról de um Novo Pronto Socorro Estadual, concentração em frente ao HGV.
 
10h - Solenidade em Homenagem ao Dia do Trabalhador, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Teresina.
 
10h30 - Ato Nacional em Defesa da Saúde no Trânsito - Maio Amarelo FETRAN/SIDETRAN-PI, no cruzamento das Avenidas Gil Martins com Miguel Rosa.
 
16h - Ato Público com panfletagem no Cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende.
 
RIO DE JANEIRO
A CUT-RJ promoverá um ato no dia 30 de abril, a partir das 16h, na Central do Brasil. A ideia é ir ao encontro das centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que circulam pelo local.
 
RIO GRANDE DO NORTE
Data: 30/4 - Ato Político com a CUT-RN e a CTB, no Calçadão da Rua João Pessoa, em Natal, a partir das 15h
 
No dia 1º/5, os sindicatos da capital circularão por cidades do interior com atividades de lazer.
 
RIO GRANDE DO SUL
A CUT-RS vai promover um grande ato show no Dia Internacional do Trabalhador, 1º de maio, a partir das 15h, na prainha do Gasômetro. A animação ficará por conta de João Sete Cordas, Mari Martinez e Lítera.
 
SÃO PAULO
1º de Maio
Anhangabaú
10h às 20h – O Vale do Anhangabaú será o palco de diversas atrações a partir das 10h, com um ato inter-religioso, seguido de espetáculo teatral contando a história da comunicação no Brasil. Às 16h haverá ato político-social das Centrais Sindicais CUT, CTB e CSB e, várias atrações musicais como Sampa Crew, Art Popular, Leci Brandão, Maria Cecília & Rodolfo, Pixote, Paula Fernandes, Michel Teló, Belo e Péricles & Banda.
 
Zona sul da capital
A partir das 9h – Comemoração do Dia do Trabalhador (a) na Zona Sul
Parque das Árvores – Avenida do Arvoeiro, altura do nº 395 –– Cidade Dutra – São Paulo/SP. Prestação de diversos serviços de saúde, beleza e cidadania à população, além de parque infantil, contação de histórias e cinema. No palco, entre outras atrações, estarão a banda de reggae Ponto de Equilíbrio, a cantora Paula Lima e o rapper GOG.
 
SERGIPE
Em Sergipe, o 1º de Maio será nos Arcos da Orla de Atalaia, a partir das 8h. A CUT-SE levará o debate sobre o plebiscito popular para reforma política às mobilizações para que não sejam apenas os detentores do capital, bancada ruralista, grandes empresários e banqueiros que continuem decidindo os rumos do País. 
 
Em pauta, o financiamento público de campanha eleitoral e outros temas, além da reforma sindical, reforma tributária e reforma da comunicação. As grandes fortunas não podem ser tributadas da mesma forma que o trabalhador de renda média. Os trabalhadores vão lutar por uma tributação justa. As manifestações ainda repudiarão os 50 anos do Golpe Militar.
 
Fonte: Central Única dos Trabalhadores - CUT.
 
 

Bem Vindo(a)

Representação sindical da categoria em território nacional, presente em todos os estados brasileiros por meio dos seus sindicatos estaduais filiados, de seus diretores regionais ou de comissões pró-sindicatos.

Leia mais

Fotos