Neste sábado, 7 de abril, é lembrado o Dia Mundial da Saúde. Para a Fenapsi, a data é momento de se reafirmar a luta contra a precarização da saúde, o desmonte do SUS, as terceirizações e a falta de condições de trabalho para milhares de profissionais que atuam nos hospitais e demais unidades desta política pública.
O dia é também para se fazer a defesa do SUS 100% público e de qualidade, garantindo a universalidade, a integralidades e equidade no atendimento ao povo brasileiro, em quaisquer instâncias: federal, estadual e municipal.
Dia Mundial da Saúde é dia de luta em favor da saúde pública!
“Saúde universal” é o tema deste ano*
Dia Mundial da Saúde 2018 – “Saúde universal: para todos, em todos os lugares” é o tema da data neste ano. O principal objetivo da campanha do Dia Mundial da Saúde de 2018 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada sob o princípio de que todas as pessoas podem realizar o seu direito ao mais alto padrão possível de saúde.
Há mais de 70 anos, “Saúde para todos” tem sido a visão orientadora da organização. No entanto, pelo menos metade da população mundial ainda não tem acesso aos serviços de saúde dos quais necessitam, forçando milhões à pobreza enquanto lutam para pagar suas contas relacionadas à saúde.
“Saúde para todos” também é a força motriz da iniciativa da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde) para apoiar os países de todo o mundo em sua busca pela saúde universal.
*Com informações da página da OPAS/OMS.