Além da homenagem do CFP à vice-presidenta da Federação, ela e a presidenta da entidade participam de encontro #NossaLutaCria do CRP-SP. Abaixo, confira o nosso cartão parabenizando a categoria!
#Psi56anos! Parabéns, psicólogas e psicólogos! Segunda-feira, 27 de agosto é Dia da Psicóloga e do Psicólogo e dos 56 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, por meio da Lei Federal 4.119/62. Em lembrança à data, a Fenapsi participará do evento #NossaLutaCria, que será realizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região/SP (CRP-SP), na sede da autarquia, no sábado, 25.
Um dia antes, nesta sexta-feira, 24, a vice-presidenta da Federação, Fernanda Magano, será uma das 56 profissionais homenageadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em solenidade que será transmitida ao vivo, a partir das 16 horas. Clique aqui para assistir à homenagem.
Já no evento #NossaLutaCria, do CRP-SP, a presidenta da Fenapsi, Shirlene Queiroz, estará na mesa de abertura. Para mais informações sobre o evento do CRP-SP, clique aqui.
Homenagem à categoria
O cartão virtual acima é a homenagem que a Fenapsi presta à categoria pelo Dia da Psicóloga e do Psicólogo. A Federação parabeniza as/os profissionais, destacando a importância da atuação profissional ser balizada na promoção dos direitos humanos seguindo, portanto, os príncipios do Código de Ética da
Psicóloga e do Psicólogo.
Quando falamos “machistas não passarão”, isso vai além de ser uma palavra de ordem da luta feminista. Nosso Código de Ética, traz que é vedada à psicóloga e ao psicólogo ser conivente com atos que caracterizem exploração, violência, crueldade e opressão. As práticas machistas são produtoras de diversas violências. Isso não é apenas do homem que agride a mulher ou do fato da média da remuneração no mercado de trabalho ser maior para eles que para elas. Se faz presente no próprio desenvolvimento da masculinidade, em si, como explica a professora da UnB Valeska Zanello, em seu curso sobre Saúde Mental e Gênero. A docente aponta o quanto é normal pais criarem seus filhos com ‘brincadeiras’ do tipo: ‘pare de chorar, moleque. Homem não chora, quem chora é menininha’. Os comprometimentos desse tipo de ‘brincadeira’ podem ser os mais variados. Podendo, inclusive, contribuir com o desenvolvimento de práticas machistas, produtoras de LGBTfobia, por exemplo. Então, quando falamos ‘machistas não passarão’ estamos reforçando a nossa luta contra toda e quaisquer práticas machistas. E o nosso engajamento com os preceitos ético-políticos da nossa profissão.
A expressão “Golpistas não passarão” segue o mesmo sentido.
Temer é o principal golpista, e somos contrários ao seu governo ilegítimo. Mas é golpista também o prefeito que não contrata profissionais com salários dignos, assim como é golpista o governador que reduz recursos públicos para a saúde em seu estado. Como é golpista o empresário, que por interesses meramente do capital, atua reduzindo a qualidade de vida da população. O que aconteceu com a Vale/Samarco que destruíram a vida do Rio Doce e prejudicaram as comunidades ribeirinhas e do litoral capixaba? Nada! E ainda teve conivência da Justiça, além da omissão do Poder Público. E são princípios fundamentais do nosso Código de Ética, promover a qualidade de vida e a saúde das pessoas e das coletividades. E quando lutamos contra os golpistas que prejudicam a vida e a saúde da população, estamos atuando em consonância com os princípios éticos da nossa profissão.
A luta contra práticas machistas e contra qualquer tipo de golpe é dura! Por isso que precisa ser diária!
Dia da Psicóloga e do Psicólogo
O 27 de agosto é Dia da Psicóloga e do Psicólogo, marcando os 56 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, por meio da Lei Federal 4.119/62. Porém, não existia uma lei formalizando a celebração, como ocorre com outras profissões. Em 2016, foi instituído o dia 27 de agosto como data comemorativa oficial do Dia Nacional do Psicólogo, a partir da Lei 13.407/2016.