FENAPSI

Telefone

(48) 98824-7576

Endereço

Ed. Márcia – 4º andar sala 408– Brasília – DF

FNTSUAS realiza sua IX Plenária Nacional no último dia 27 de Novembro de 2021
Confira como foi a IX Plenária Nacional e os principais encaminhamentos

A IX Plenária ocorreu de forma virtual através da plataforma Googlemeet e iniciou com o Credenciamento de Entidades Nacionais, dos FETSUAS/FTSUAS e demais participantes via chat da plataforma virtual, os/as quais foram acolhidos com um vídeo que trouxe imagens de memórias em ações presenciais e virtuais do Fntsuas. Na sequência ocorreu uma emocionante apresentação cultural, a cargo da Musicoterapeuta Kezia Paz, representante da UBAM na Coordenação Nacional.

Logo em seguida, tivemos a fala de abertura, que ficou a cargo da Psicóloga Vânia Machado, representante da Fenapsi e da Assistente Social Simone Lisboa, em representação do FETSUAS-AM, que foi sucedido da leitura e aprovação do Regulamento da IX Plenária Nacional, apresentado pela Secretaria Executiva do FNTSUAS.

Na sequência tivemos o Painel intitulado: “O trabalho do SUAS na atualidade: desafios e perspectivas frente as contrarreformas trabalhistas, PEC 32 e o contexto da pandemia.” que teve como painelistas, o Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP/UNICAMP) e a Profa. Dra. Cida Ramos(UFPB). Este painel contou com a mediação de Irene Rodrigues, representante da Confetam e Luanda Queiroga, representante do FETSUAS-MG. Este painel seguiu de debate com um único bloco de cinco inscrições, onde cada manifestante teve 03 minutos de fala na intervenção e concluiu com as considerações por cada convidado/a. Na avaliação dos/as participantes este foi um momento importante de formação continuada.

Na continuidade da programação da manhã, tivemos uma mesa que tratou de questões organizativas e regimentais do FNTSUAS. Nesta mesa foi apresentado e trazido como proposta a ratificação do Regimento Interno vigente do FNTSUAS e a ratificação do Plano de Lutas. Também foi apresentado a composição da Coordenação Nacional e Executiva do FNTSUAS, a qual foi eleita na VIII Plenária Nacional, realizada em 19 de setembro de 2020 e elegeu as coordenações para o Biênio 2020/2022. Esta mesa foi coordenada por Ygor Machado, representante da FENAS e por Fernanda Magano, representante do FETSUAS-SP. Participantes destacaram a importância deste momento para conhecer a estrutura e funcionamento do FNTSUAS, de modo a fomentar a organização de trabalhadores/as nos estados e municípios.

Tivemos um intervalo de almoço e logo em seguida uma mesa que contou com uma retomada do Plano de Lutas do FNTSUAS preparatório ao Processo Conferencial. Esta mesa foi coordenada por Agnaldo Knevitz, representante do CFESS e por Eliane Azevedo, representante do FETSUAS-BA. Este momento oportunizou debate e reflexão coletiva sobre as bandeiras de lutas do FNTSUAS e sobre os desafios colocados ao controle social, ao ataque aos conselhos e ao processo da 12 Conferência nacional de Assistência Social que se avizinha.

Os principais encaminhamentos foram:

– Aprovação de Manifesto sobre a extinção do Programa Bolsa Família – PBF;

– Aprovação de Manifesto sobre a essencialidade do/a Trabalhador/a do SUAS no contexto da pandemia;

– Aprovação de Moção de solidariedade às famílias que sofreram reintegração de posse na comunidade Dubai, em João Pessoa;

– Aprovação da criação de um Grupo de Trabalho para elaboração de subsídio ao processo conferencial, a partir das bandeiras de lutas do FNTSUAS.

Contribuíram na Relatoria: Clodoaldo Gomes, representante do FETSUAS-PE, Eliane Azevedo, representante do FETSUAS-BA, Luanda Queiroga, representante do FETSUAS-MG, Vânia Machado, representante da Fenapsi, Ana Lúcia Soares, representante da Abrato e Thiago Lima, representante do FETSUAS-SP. E tivemos intérprete de libras através das intérpretes Karina e a Janaína. E a IX Plenária contou com uma fala de encerramento pela Assistente Social Paula Costa, representante do FETSUAS-AM. Em breve os/as participantes receberão o certificado de participação através de email cadastrado na inscrição.

Coordenação Nacional do FNTSUAS

CONFIRA OS MANIFESTOS EM: http://fntsuas.blogspot.com/