
Na foto acima estão, respectivamente da esquerda para a direita, Kelly Milatti (CFESS), Vania Machado (FENAPSI), Marilda Facci (ABRAPEE), Angela Soligo (ABEP), Wagner (ABEPSS), Marciângela (CFESS), Raquel Guzzo (CFP)
A FENAPSI esteve presente no Seminário Nacional “Implementação dos Serviços de Psicologia e Serviço Social nas Redes de Ensino: Desafios e Possibilidades”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira (07/02/25). O evento reuniu especialistas, representantes de entidades e gestores(as) da educação para apresentar um documento final do trabalho do GT composto por várias entidades da Psicologia e do Serviço Social durante o ano de 2024.
A presença de psicólogas(os) e assistentes sociais no ambiente escolar é essencial para garantir um espaço mais acolhedor, inclusivo e atento às necessidades dos(as) estudantes e de toda a comunidade escolar. A Lei 13.935/2019, aprovada em 2019, estabelece a obrigatoriedade da oferta desses serviços, mas sua implementação
ainda enfrenta desafios em diversos estados e municípios.
Defensora dessa pauta, a FENAPSI tem atuado para que a lei seja cumprida em todo o Brasil. Desde a aprovação da norma, a entidade tem trabalhado na construção de uma agenda para sua efetiva aplicação, dialogando com entidades da psicologia e do serviço social e articulando com gestores públicos.
A FENAPSI também integra o Grupo de Trabalho instituído pelo MEC, que elaborou um documento com subsídios e orientações para a implementação da Lei 13.935/2019. O material tem o objetivo de fornecer diretrizes para que estados e municípios possam estruturar a contratação e atuação desses profissionais no
ambiente escolar.
O Seminário Nacional reforçou a importância de garantir esse direito aos estudantes da educação básica, assegurando que a escola seja um espaço de desenvolvimento integral, com suporte adequado para questões psicológicas e sociais. A FENAPSI segue comprometida para que a lei seja cumprida e beneficie toda a comunidade escolar.

Na foto acima estão, respectivamente da esquerda para a direita, Raquel Guzzo (CFP), Vania Machado (FENAPSI), Marilda Facci (ABRAPEE), Angela Soligo (ABEP).