PRESTAÇÕES ALTAS - JUROS ABUSIVOS !

Devolução das taxas indevidas

                                                                                             O SONHO DO CARRO PRÓPRIO

                                                                                               Juros Abusivos- Taxas Ilegais

A oferta de crédito faz com que a economia caminhe a passos largos para o crescimento via consumo. Muitos e muitos brasileiros passaram, então, a realizar o grande desejo de ter, por exemplo, o próprio carro, mas não estão suportando o peso das parcelas e correm o risco de ter que devolver o bem para financeira.

Hoje, um maior número de pessoas já tem a aquisição de um automóvel como uma realidade bem próxima. Porém, a compra à vista, ou em poucas parcelas, ainda é inacessível para muitos. Portanto, a melhor opção encontrada é o financiamento, mas é preciso ter cuidado com as possíveis armadilhas que esse negócio pode apresentar.

A cobrança de juros acima do permitido pode dificultar o pagamento do financiamento fazendo com que a dívida com instituição financeira torne-se uma verdadeira bola de neve, além de acarretar problemas como inscrição do consumidor no Serasa/ SPC e outros até mais graves, como a busca e apreensão do veículo.

Além dos juros do financiamento as tarifas extras são cobradas, muitas vezes, sem o conhecimento do tomador do empréstimo aumentando o valor da prestação. Os bancos cobram tarifas e taxas referentes aos serviços prestados em torno do contrato de financiamento, mas não esclarecem de onde, como e quais critérios são utilizados para tais cobranças. Essa falta de esclarecimentos ao consumidor por si só já é abusiva. Estas taxas extras são ilegais e se reivindicadas deverão ser devolvidas.

O acesso fácil ao financiamento deixa como herança para parte dos consumidores o desespero do endividamento.

Nessas horas é que se faz necessário um processo de revisão de financiamento, que vai analisar a cobrança das taxas e dos juros e, caso existam abusos por parte da instituição financeira, vai facilitar, através de uma ação revisional, as negociações com o banco, de forma que o valor das parcelas diminua consideravelmente.

A ação revisional de contrato de financiamento do veículo ou de um bem qualquer (carro, moto, caminhão, trator, etc) é uma ação de revisão de contrato comum. Ela serve para revisar contratos de financiamento onde o tomador do empréstimo busca reduzir a prestação mensal paga pelo bem em face de alguma abusividade no contrato.

Em uma ação revisional de contrato podem ser discutidos vários temas como, por exemplo, a taxa de juros remuneratórios que é a taxa de juros paga pelo tomador

durante o período da contratação, taxas estas quase sempre abusivas. Verifica-se, também, as diversas taxas extras cobradas as quais na maioria das vezes são indevidas.

Uma ação revisional deve ser feita com responsabilidade, portanto, é aconselhável que tome providencias antes de: a) entrar num circulo crescente de endividamento; b) quando estiver preste a perder o sono; c) entrar em depressão por não saber se vai conseguir honrar ou não com os compromissos e; d) se estiver com ameaça de perder o bem por falta de pagamento.

Ao chegar neste patamar é recomendável que o associado, seus dependentes e agregados procure a ASIVERDE e através de seus advogados conveniados apresente uma proposta de ação revisional para adequar as prestações que caiba no seu orçamento e solicitar a devolução das taxas extras pagadas indevidamente.

Ao entrar com uma ação revisional de contrato o tomador não será prejudicado se futuramente necessitar de novo financiamento. Qualquer retaliação é absolutamente ilegal e o banco poderá responder por danos morais se assim proceder, embora, contrariando a lei, possa ameaçar o cliente com esta atitude. Ninguém pode ser punido por buscar um direito no âmbito judicial.

Na revisão do contrato verifica se os valores pactuados são precisos e verdadeiros mostrando em detalhes a formação da nova parcela a ser paga e um novo saldo devedor.

Com este procedimento o tomador do empréstimo terá uma nova prestação muito mais baixa evitando, assim, que o carro atropele seu orçamento.

Acessos: 84

Endereço e Telefones

(31) 3295-2404
Rua Tomé de Souza, 860, sala 104, Funcionários
Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP 30140-909
fenapsi@veloxmail.com.br

© 2017 Fenapsi. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SiteSindical

Search

Acesso Restrito