FNTSUAS realiza sua IX Plenária Nacional no último dia 27 de Novembro de 2021


fntsuas.jpeg

FNTSUAS realiza sua IX Plenária Nacional no último dia 27 de Novembro de 2021
Confira como foi a IX Plenária Nacional e os principais encaminhamentos

A IX Plenária ocorreu de forma virtual através da plataforma Googlemeet e iniciou com o Credenciamento de Entidades Nacionais, dos FETSUAS/FTSUAS e demais participantes via chat da plataforma virtual, os/as quais foram acolhidos com um vídeo que trouxe imagens de memórias em ações presenciais e virtuais do Fntsuas. Na sequência ocorreu uma emocionante apresentação cultural, a cargo da Musicoterapeuta Kezia Paz, representante da UBAM na Coordenação Nacional.

Logo em seguida, tivemos a fala de abertura, que ficou a cargo da Psicóloga Vânia Machado, representante da Fenapsi e da Assistente Social Simone Lisboa, em representação do FETSUAS-AM, que foi sucedido da leitura e aprovação do Regulamento da IX Plenária Nacional, apresentado pela Secretaria Executiva do FNTSUAS.

Na sequência tivemos o Painel intitulado: “O trabalho do SUAS na atualidade: desafios e perspectivas frente as contrarreformas trabalhistas, PEC 32 e o contexto da pandemia.” que teve como painelistas, o Prof. Dr. Giovanni Alves (UNESP/UNICAMP) e a Profa. Dra. Cida Ramos(UFPB). Este painel contou com a mediação de Irene Rodrigues, representante da Confetam e Luanda Queiroga, representante do FETSUAS-MG. Este painel seguiu de debate com um único bloco de cinco inscrições, onde cada manifestante teve 03 minutos de fala na intervenção e concluiu com as considerações por cada convidado/a. Na avaliação dos/as participantes este foi um momento importante de formação continuada.

Na continuidade da programação da manhã, tivemos uma mesa que tratou de questões organizativas e regimentais do FNTSUAS. Nesta mesa foi apresentado e trazido como proposta a ratificação do Regimento Interno vigente do FNTSUAS e a ratificação do Plano de Lutas. Também foi apresentado a composição da Coordenação Nacional e Executiva do FNTSUAS, a qual foi eleita na VIII Plenária Nacional, realizada em 19 de setembro de 2020 e elegeu as coordenações para o Biênio 2020/2022. Esta mesa foi coordenada por Ygor Machado, representante da FENAS e por Fernanda Magano, representante do FETSUAS-SP. Participantes destacaram a importância deste momento para conhecer a estrutura e funcionamento do FNTSUAS, de modo a fomentar a organização de trabalhadores/as nos estados e municípios.

Tivemos um intervalo de almoço e logo em seguida uma mesa que contou com uma retomada do Plano de Lutas do FNTSUAS preparatório ao Processo Conferencial. Esta mesa foi coordenada por Agnaldo Knevitz, representante do CFESS e por Eliane Azevedo, representante do FETSUAS-BA. Este momento oportunizou debate e reflexão coletiva sobre as bandeiras de lutas do FNTSUAS e sobre os desafios colocados ao controle social, ao ataque aos conselhos e ao processo da 12 Conferência nacional de Assistência Social que se avizinha.

Os principais encaminhamentos foram:

- Aprovação de Manifesto sobre a extinção do Programa Bolsa Família – PBF;

- Aprovação de Manifesto sobre a essencialidade do/a Trabalhador/a do SUAS no contexto da pandemia;

- Aprovação de Moção de solidariedade às famílias que sofreram reintegração de posse na comunidade Dubai, em João Pessoa;

- Aprovação da criação de um Grupo de Trabalho para elaboração de subsídio ao processo conferencial, a partir das bandeiras de lutas do FNTSUAS.

Contribuíram na Relatoria: Clodoaldo Gomes, representante do FETSUAS-PE, Eliane Azevedo, representante do FETSUAS-BA, Luanda Queiroga, representante do FETSUAS-MG, Vânia Machado, representante da Fenapsi, Ana Lúcia Soares, representante da Abrato e Thiago Lima, representante do FETSUAS-SP. E tivemos intérprete de libras através das intérpretes Karina e a Janaína. E a IX Plenária contou com uma fala de encerramento pela Assistente Social Paula Costa, representante do FETSUAS-AM. Em breve os/as participantes receberão o certificado de participação através de email cadastrado na inscrição.

Coordenação Nacional do FNTSUAS

CONFIRA OS MANIFESTOS EM: http://fntsuas.blogspot.com/

Acessos: 709

Endereço e Telefones

(31) 3295-2404
Rua Tomé de Souza, 860, sala 104, Funcionários
Belo Horizonte / Minas Gerais - CEP 30140-909
fenapsi@fenapsi.org.br

© 2017 Fenapsi. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SiteSindical

Search

Acesso Restrito